Maratonas de séries: eis a questão

Que atire a primeira pedra quem não reservou um final de semana inteiro para assistir a nova temporada daquela série favorita. Com o surgimento e a popularização dos serviços de streaming, a forma como nós assistimos séries está mudando e o binge watching, também conhecido como a famosa maratona, vem se tornando cada vez mais frequente. Ainda não sabe o que é binge watching? Trocando em miúdos, é uma prática em que uma pessoa assiste a vários episódios de uma série de uma única vez, ao invés de assistir a um episódio por semana.

Eu, como uma pessoa que quando gosta de algo é super intensa, sou uma grande adepta das maratonas e acho quase impossível ver televisão de uma forma diferente. Pensando um pouco melhor sobre assunto, para mim, assistir TV é como comprar uma caixa de chocolate: eu sei que eu posso prolongar aquela sensação boa se consumir um pouquinho por vez, mas simplesmente não consigo resistir à tentação do “só mais um”.

Essa empolgação de assistir tudo de uma vez, de já estar na vibe da história e poder mergulhar nela, saindo da própria realidade e vivendo um pouquinho no universo em que ela se passa, é uma das principais vantagens das maratonas. Como sou também, ao mesmo tempo, ansiosa e meio esquecida, gosto de não precisar lidar com o sentimento da espera para o próximo episódio, e do de não ter que tentar lembrar do que aconteceu no anterior.

Mas como tudo tem seu lado bom e o seu lado ruim, as maratonas também tem seus contras, e um deles é o fato de a temporada acabar muito mais cedo do que da forma “convencional” de assistir. Assim como com a caixa de chocolate, sempre bate o arrependimento de ter consumido tudo rápido demais e não ter mais nada para matar a vontade no intervalo até a temporada seguinte.

Outra desvantagem de fazer binge watching da sua série favorita é que, se ela tiver um mistério, você não terá tempo para bolar teorias e fantasiar em cima da questão. Essa é, inclusive, um dos fatores que prejudicou um pouco a experiência que tive com Westworld (série maravilhosa, assistam), porque, depois de terminada a temporada, eu senti que gostaria de ter tido um tempo para reflexão entre os episódios.

A possibilidade de receber um spoiler também passou a ser bem maior com essa popularização das maratonas. Isso acontece porque cada pessoa tem o seu tempo, mas muita gente sem noção ainda insiste em comentar a série nas redes sociais, contando o que acontece. Dessa forma, aqueles que levam um pouco mais de tempo para assistir acabam sendo privados de descobrir os fatos sozinhos, no decorrer da temporada.

De uma forma ou de outra, por mais que as maratonas pareçam ter chegado para ficar, cada pessoa ainda tem a oportunidade de escolher como prefere, então por que não aproveitar o melhor que a tecnologia consegue oferecer pra gente?

Ver no site

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s