Tudo o que você precisa saber para montar o seu cronograma capilar

Você já ouviu falar em cronograma capilar? Como o próprio nome diz, trata-se de uma espécie de agenda mensal de cuidados com os fios que serve para repor a massa capilar que perdemos no dia a dia com os processos que danificam o cabelo. Essa “agenda” possui três tratamentos: a hidratação, a nutrição e a reconstrução.

Cada um desses tratamentos tem um objetivo e um benefício diferente para os fios: enquanto a hidratação repõe a água dos fios, a nutrição repõe os lipídios e a reconstrução, as proteínas. Por mais que cada cabelo tenha uma necessidade diferente e precise mais de cada um desses tratamentos do que dos outros, é importante fazer todas as etapas pelo menos uma vez por mês.

Hidratação

Todo cabelo precisa de hidratação ao menos uma vez por semana, inclusive aqueles que são virgens. Mas a hidratação deve ser o elemento principal do cronograma capilar quando o cabelo está sem brilho e ressecado. Para fazer a hidratação deve-se comprar máscaras com silicone, aloe vera (babosa), vegetais, pantenol, açúcares, vitaminas ou glicerina.

Nutrição

A nutrição vai ser o elemento mais importante do cronograma quando o cabelo precisar recuperar a oleosidade natural. Esses cabelos, em geral, são desalinhados e com frizz. As máscaras voltadas para nutrição têm entre os seus ingredientes tutano, manteigas (como karité, cacau, abacate, cupuaçu e muru muru) e óleos vegetais.

Reconstrução

A reconstrução é o passo mais importante do seu cronograma capilar caso o seu cabelo esteja bastante danificado, quebradiço, poroso ou ralo. É esse passo que é o responsável por devolver a massa capilar. As máscaras usadas para a reconstrução devem conter entre os seus ingredientes creatina, queratina, proteína, colágeno, aminoácidos, arginina, cisteína, trigo ou proteínas hidrolisadas.

O cronograma capilar pode ser adaptado para as necessidades de cada pessoa, mas o ideal é que na primeira vez que for realizá-lo, você siga o cronograma oficial e veja como o seu cabelo reage a cada um dos tratamentos. Esse cronograma, que tem duração de um mês, é composto de oito hidratações, três nutrições e uma reconstrução.

Veja na tabela abaixo:

1ª Semana Hidratação Hidratação Nutrição
2ª Semana Hidratação Hidratação Nutrição
3ª Semana Hidratação Hidratação Reconstrução
4ª Semana Hidratação Hidratação Nutrição

 

Depois do primeiro mês, você verá se o seu cabelo reagiu melhor após a hidratação, a nutrição ou a reconstrução. Da próxima vez que você fizer um cronograma capilar, poderá personalizar as etapas de acordo com o que fará melhor para os seus fios. Vale ressaltar que é necessário esperar pelo menos 48 horas entre uma etapa e outra.

Outra coisa que é preciso levar em consideração na hora de personalizar o seu cronograma capilar é que a reconstrução nunca deve ser um dos primeiros passos, sendo sempre antecedida por, pelo menos, uma hidratação e uma nutrição. Isso porque a reconstrução pode deixar o cabelo duro e quebradiço se os fios não estiverem devidamente preparados para essa etapa, o que é feito justamente pela hidratação e a nutrição.

Os produtos que podem ser usados para fazer o cronograma capilar são variados, indo desde cremes de marcas mais caras aos mais baratos que você pode achar em supermercados e farmácias, passando por cremes voltados para as adeptas do Low/No Poo e até mesmo receitas caseiras.

Ver no site

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s