Quer ser modelo plus size? Saiba quais são as exigências desse mercado e a rotina profissional

Quando se pensa em modelo, a primeira coisa que vem a cabeça são aquelas mulheres extremamente magras e altas que a gente sempre vê nas passarelas e nos ensaios fotográficos. Mas esse ramo envolve um outro tipo de mulher, que vem conquistando, aos pouquinhos, o seu lugar na mídia: as modelos plus size.

Você já imaginou como é feita a seleção, como é a sua rotina e quais são os principais tipos de trabalho que o mercado oferece para elas? O Vírgula Lifestyle descobriu tudo isso e conta pra você agora!

A seleção

As agências que trabalham com esse tipo de modelo usam os manequins das garotas para definir se ela é ou não é considerada uma modelo plus size. A média de procura dos clientes gira em torno dos manequins 46 e 52, mas Paula Khalil, do Estúdio Musa GG contou que podem ser encontradas meninas mais magras no ramos, com manequim 42, e que já chegaram a trabalhar até com uma que usava manequim 60. Já Adilton Amaral, da Haz Produções, conta que eles não procuram sair muito dessa média, indo até o tamanho 54, devido à preocupação de fazer apologia à obesidade.

Já em relação à altura, as modelos plus size têm uma vantagem em relação às modelos tradicionais: as restrições quanto a altura são menores, abrangendo garotas que desde 1,60 até 1,90m. Os clientes de desfile, até pedem garotas com mais de 1,70m, mas segundo Adilton, “já colocamos baixinhas de 1,60m na passarela e elas fizeram muito sucesso”.

O lado delas

A modelo Vanessa Pichinin está há, mais ou menos, cinco anos e meio no mercado, tendo começado no Mulheres Reais, da Haz Produções. Após passar oito anos como administradora de empresas, ela largou tudo para ser modelo e atualmente trabalha com televisão, fazendo provas de roupas e gravação de merchandising para grandes lojas.

Ela nos contou, que mesmo para ser uma modelo plus size, não pode abrir mão de certas coisas: “não é porque você é gordinha que tem que se descuidar”. Uma de suas preocupações é sempre manter uma alimentação saudável, e geralmente não come coisas que contenham muito sal.

Outra coisa que a modelo conta que faz de vez em quando, é cortar um ou outro alimento da sua alimentação, mas apenas temporariamente, “para dar uma desinchada”.

Além disso, Vanessa, que afirma ser bastante ativa desde a adolescência, não abre mão da academia, tendo isso como parte da sua rotina. Outro ritual de beleza da modelo é a massagem drenomodeladora, que faz duas vezes por semana.

O mercado de trabalho

Apesar de ainda ser muito restrito, aos olhos de Vanessa Pichinin, o mercado está melhorando e valorizando esse biotipo de modelo. Apesar disso, Paula Khalil conta que cerca de 80% das garotas do Estúdio Musa GG não trabalham exclusivamente com isso.

A média de cachê cobrado por uma modelo vai de 200 a 500 reais por trabalho, mas se envolver viagens, hospedagem e hotel, o valor pode aumentar.

Paula ainda revela que as meninas são muito requisitadas para fazer figuração na televisão, publicidade de lojas focadas em tamanhos grandes e em alguns sex shops. O Musa GG também trabalha com ensaios conceituais, sensuais e com nu artístico.

Adilton nos contou que a Haz Produções realiza dois eventos anuais com as modelos plus size: o Desfile Mulheres Reais. Além disso, fazem também eventos fechados para grifes, catálogos de marcas voltadas para silhuetas grandes, desfiles, pautas de moda em televisão, editoriais de revistas e sites e como modelos de prova para grifes.

Quer entrar no ramo?

Se o seu sonho sempre foi ser modelo plus size, Vanessa te dá uma dica: “A primeira coisa que você tem que fazer é um ensaio fotográfico e ver se você se encaixa no perfil”. A partir daí, você vai atrás de cursos e workshops: “o próprio ‘Mulheres Reais’ oferece alguns”.

A modelo afirma que o importante é você ir atrás do seu sonho. Totalmente realizada, ela conta que mais do que dinheiro, ao se tornar modelo plus size ela melhorou a sua auto-estima e até conseguiu um namorado.

Serviços

Estúdio MusaGG

Telefone: (21) 36470346 / (21) 981226566

Jolie Models 

Telefone: (11) 78678719

Haz Produções

Telefone: (11) 964832683

 

Veja no site

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s