ICQ, Napster e Fotolog: saiba o paradeiro dos programas e redes sociais que você usava loucamente nos primórdios da internet

Hoje em dia a gente usa a internet quase sem pensar: estamos sempre acessando nossas redes sociais, ouvindo música por streaming e temos quase um troço quando alguma coisa demora um pouco para carregar ou um filme demora um pouco mais para baixar (não, nós não estamos incentivando a pirataria, apenas apontando a realidade). Mas você lembra num passado não tão distante assim como a nossa relação com os programas da internet da época eram totalmente diferentes? E que tal voltar um pouquinho no tempo, relembrar alguns deles e descobrir o que foi que aconteceu, no fim das contas? O Virgula Lifestyle te ajuda!

Napster

O que era?

Criado em 1999, o Napster era um programa de compartilhamento de arquivos (em especial, de música em MP3), sendo o primeiro que se popularizou usando rede de P2P (peer-to-peer, que é o mesmo esquema que a gente usa atualmente com oTorrent).

Que fim levou?

Depois de uma série de ações legais, vindas principalmente da indústria fonográfica, o serviço foi fechado em março de 2001. Em 2013 ele se reinventou e agora é um serviço de streaming associado à Vivo e ao Terra, sendo concorrente do Deezer e do Spotify. Seu app é disponível para Android e iOS.

ICQ

O que era?

Grande sucesso no fim dos anos 90 e início dos anos 2000, o ICQ (de I seek you – eu procuro você – mas que ficou mais conhecido no Brasil com a pronúncia “i-cê-quê”) foi um dos mais populares programas de comunicação instantânea dos primórdios da Internet. Nele, os usuários que tinham um número de identificação permanente, se adicionavam e conversavam entre si.

Que fim levou?

Depois do MSN, ele perdeu o seu lugar. Atualmente ele se reinventou e voltou como um aplicativo para iOS, Android e Windows Phone, que é um concorrente do WhatsApp. Além de conversas individuais, ele permite conversas em grupe e chamadas em vídeo.

mIRC

O que era?

Criado em 1995, o mIRC era um chat em que era possível conversar com diversas pessoas de diferentes partes do mundo ao mesmo tempo sobre um assunto específico. Bastava você escolher a sala do seu interesse e conversar com quem lá estivesse.

Que fim levou?

Começou a perder cada vez mais popularidade no início dos anos 2000. Hoje em dia ele ainda existe, apesar de não ter nem de longe tantos adeptos quanto já teve. Quer entrar no grupo dos saudosistas usuários do mIRC? Você pode baixá-lo aqui e chamar seus migos pra entrar no túnel do tempo.

MySpace

O que era?

Criado em 2003, o MySpace já chegou a ser a rede social mais pop do mundo, com usuários que iam dos meros mortais, como eu e você, até cantores famosos que usavam a rede para mostrar as novidades dos seus trabalhos. Ele tinha um sistema interno de e-mails, fóruns e grupos, e abrangia, basicamente, todo mundo.

Que fim levou?

Perdeu espaço para o Facebookerson e foi perdendo cada vez mais seus usuários. Em 2011 foi vendida para a Specific Media, passou por uma reformulação antes de ser relançada em 2012, mas não conseguiu reconquistar os fãs.

Kazaa

O que era?

O Kazaa foi lançado em 2000 e era mais um programa de computador para compartilhamento de arquivo (música, imagem, vídeo, etc.) através de P2P. Surgiu logo depois de o Napster ser fechado, ocupando o espaço por ele deixado. Como era comum na época, as coisas consideradas mais “pesadas” demoravam uma eternidade para baixar.

Que fim levou?

Foi perdendo força devido aos processos da indústria fonográfica, à grande quantidade de arquivos maliciosos que vinham junto e, finalmente, ao advento do Torrent, mas ainda é possível baixar aqui.

eMule

O que era?

Lançado em 2002, o eMule é um programa de compartilhamento de arquivos, da mesma linha do Napster e do Kazaa, sendo que também usava rede P2P. Bem mais simples que os outros programas similares, ele também permitia que os clientes trocassem links e tivessem uma rápida recuperação dos links que estavam corrompidos.

Que fim levou?

É claro que ele não é mais tão pop quanto já foi, mas ainda tá vivo, e lutando para se manter. Você pode baixá-lo aqui.

Fotolog

O que era?

Lançado em 2002, o Fotolog era uma espécie de blog de fotografias (será que foi daí que se inspiraram para criar o Instagram?). No mais esquema rede social, você podia ser amigo de outros fotologs ou colocá-los nos seus favoritos. Na versão gratuita, o usuário podia postar uma foto por dia e ter até 20 comentários.

Que fim levou?

Aqui no Brasil ele perdeu força depois que surgiu o Orkut e posteriormente o Facebook, mas por incrível que pareça, o Fotolog ainda existe! Que tal relembrar o seu passado negro voltando pro seu?

Fiberonline

O que era?

Lançado em 1997, o Fibreonline era uma mistura de rede social com um portal de música eletrônica. Ele servia de hospedagem para diversos DJs, artistas e bandas, além de oferecer serviço de download gratuito de músicas.

Que fim levou?

Devido à concorrência com outras plataformas de música que surgiram posteriormente, ele foi perdendo cada vez mais força até morrer de vez no final de 2010.

Trama virtual

O que era?

Criada em 2001 pela gravadora Trama, foi a primeira comunidade de bandas do Brasil, sendo pioneira no esquema de downloads remunerados. Bandas como Fresno, Cansei de Ser Sexy e Teatro Mágico se popularizaram por lá.

Que fim levou?

O surgimento do YouTube, iTunes, e posteriormente do Spotify, Deezer e SoundClound acabaram fazendo com que ele perdesse o espaço que tinha, até que ele encerrou suas atividades em 2013.

Winamp

O que era?

Lançado em 1997, o Winamp era um reprodutor de mídia para Windows, e posteriormente, aparelhos com Android. Com um formato super simples e fácil de usar, você podia ouvir as suas músicas e assistir aos seus filmes nele.

Que fim levou?

No fim de 2013 o seu fim foi anunciado, mas no início do ano seguinte a empresa belga comprou a Nullsoft (que desenvolveu o Winamp) e com isso adquiriu os seus direitos. Atualmente ele não existe, mas de acordo com o site, vem coisa nova por aí!

SoulSeek

O que era?

A SoulSeek era uma rede para troca de música, que era acessada pelo softwear que possuía o mesmo nome. Criada em 2002, seu diferencial era a quantidade de arquivos raros (em especial, música alternativa) que tinha. Você também podia adicionar outros usuários À sua lista de contatos e criar canais de bate-papo.

Que fim levou?

Aqui está outra sobrevivente que tá na internet prontinha para ser baixada. Quem se habilita?

Veja no site

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s